quarta-feira, 4 de abril de 2012

Uma palavra pastoral de Tiago.

Uma palavra pastoral de Tiago.

Tiago 1:19-27

19-Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,
20-pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.
21-Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.
22-Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
23-Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho
24-e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.
25-Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.
26-Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!
27-A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

Tiago era pastor da igreja de Jerusalém, devido a isto, ele nos deixa um “ensinamento pastoral” em sua epístola.

Neste capítulo, ela tenta mostrar o que é a verdadeira religião e a verdadeira espiritualidade.

Nós vemos diariamente pela TV, rádio e mídias diversas as mais variadas formar de religiosidade ou espiritualidade. Olhamos pra tudo isto e as vezes até nos perguntamos se a nossa espiritualidade ou religião é verdadeira, pois em muitos casos, ela parece diferente daquilo que vemos e ouvimos.

Tiago, neste texto demonstra que a religião ou a espiritualidade é mais prática do que teórica. Ao invés de viver uma religiosidade teórica, abstrata, somos chamados a demonstrar a nossa fé, através das práticas diárias da vida. Tiago mesmo diz: “mostra-me a tua fé, que eu mostro as minhas obras”. Fé e obras andam juntas e uma confirma a outra. A minha fé, a minha espiritualidade é demonstrada pelas minhas obras, pela forma como eu vivo. Eu demonstro a minha fé em Jesus Cristo na medida que as minhas ações se parecem com as ações de Cristo.

Vamos aos versículos:

19-Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,

20-pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.

Aqui, ele ensina que a ação compatível com Cristo na vida do Cristão é ser ponderado quando fala e quando age. Ele diz que devemos mais ouvir, do que falar. O ditado popular diz que aquele que fala demais, dá bom dia a cavalo. Até o seu Myagi, personagem do ator Pat Morita no filme Karatê Kid sabia disto. Seu Myagi deveria ler a epístola de Tiago, Em determinado momento do filme ele diz para o Daniel San: “Daniel San, os tolos falam, os sábios ouvem”

Quantas são pessoas atropelam toda a vida e se colocam em situações constrangedoras porque não conseguem apenas ouvir. Muitas vezes, nossas relações com filhos e esposas em nossos lares são tumultuadas, porque todos nós queremos falar e ter a última palavra. Não podemos passar batido, a última palavra é nossa e em muitas vezes, essas palavras ferem, machucam e causam feridas que demoram a cicatrizar. Não precisamos ter a última palavra e nem precisamos responder tudo rapidamente diz Tiago. Podemos ouvir apenas, refletir e ponderar antes de emitir qualquer palavra.

Ainda no mesmo versículo, ela fala sobre sermos também tardios em irar-se. A ira é algo que pode causar inúmeras tragédias, principalmente neste mundo estressado que vivemos. Por alguns segundos de ira, algumas pessoas já tiraram a vida de outros no trânsito. Por alguns segundos de ira, alguns homens cumprem penas em penitenciárias por terem matado esposa, namoradas e até filhos. A ira, neste mundo estressado que vivemos é como ascender um palito de fósforo em um paiol de pólvora. Uma pequena fagulha, pode explodir tudo ao redor.

Ele ainda finaliza o pensamento dizendo que a ira não produz a justiça de Deus. Irar-se nos leva a querer vingança. Irar-se nos leva a querer a reparação do erro e a retribuir na mesma medida. A bíblia, entretanto nos convoca imperativamente ao perdão e a não querer retribuir o mau com o mau. Quem faz justiça é Deus e não o homem.

Seguindo ele diz:

21-Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

Interessante, é que ele aqui enfatiza que devemos receber esta palavra e toda a palavra de Deus humildemente, pois a palavra é capaz de produzir salvação na nossa vida.

Muitas vezes, não recebemos a palavra. As vezes ouvimos o que precisamos ouvir e em alguns casos, esse ouvir fere nosso egoss e desta feita, desprezamos aquilo que ouvimos. Segundo Tiago, a nossa atitude deve ser a de ouvir com humildade a palavra de Deus, pois ale pode salvar a nossa vida. Mesmo que a palavra nos confronte, nos incomode, devemos aceita-la humildemente.

22-Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
23-Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho
24-e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.

Tiago nestes versículos diz que não devemos apenas ouvir a palavra, mas devemos antes de tudo, praticá-la. Devemos colocar em prática na nossa vida, os ensinamentos que recebemos na palavra de Deus. Tiago compara a palavra a um espelho que demonstra quem realmente somos, e quando ouvimos a palavra e não a colocamos em prática nas nossas vidas, é como se olhássemos nossos defeitos no espelho e não fizéssemos nada a fim de repará-los. Tiago diz que quem recebe a palavra e tem sua vida exposta a luz do evangelho e não muda suas práticas, é como a mulher que olha no espelho e reconhece a maquiagem borrada e desfeita, as sai assim mesmo.

Esta é uma situação triste. A palavra tem sido pregada e muitas pessoas a tem ouvido, mas poucos sãos os que a tem colocado em prática e devido a isto, muito pouco acontece na vida destas pessoas. Nós nos enganamos diariamente, a medida que não praticamos aquilo que ouvimos na palavra.


Tiago ainda termina o pensamento dizendo:

25-Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.


Não tem como ter sucesso ou ser feliz, se não praticar a palavra. Meu casamento não será feliz, se eu não praticar a palavra de Deus no meu casamento. Minha vida nos negócios, não será feliz, se eu não praticar a palavra de Deus nos meus negócios. Aquele que pratica a palavra de Deus, é bem sucedido no que faz. O segredo da felicidade está em ouvir e colocar em prática a palavra de Deus em todos os aspectos das nossas vidas.

No versículo 26, Tiago volta a exortar sobre o cuidado com o que falamos:

26-Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum

Meus amigos, nós somos chamados a abençoar e não a amaldiçoar ninguém. Já vi e ouvi muitos cristãos, usando a sua boca e sua língua para amaldiçoarem seus próximos. Tiago nos diz, que a medida que nossa língua é indomável, logo, nossa religião é falsa e pra nada serve e nos enganamos a nós mesmo. Inúmeros problemas são causados no meio de igrejas, de famílias, de comunidades, devido a pessoas que possuem maldade naquilo que falam. O pastor Tiago exorta que esse não é o proceder dos seguidores de Jesus Cristo.

Por fim, Tiago fecha o texto demonstrando qual é a verdadeira religião:

27-A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

A verdadeira religião é aquela que não é influenciada pela mundo atual, que não sucumbe as tentações de poder e fama e que entende que não é um fim em si mesmo.

Segundo Tiago, ser religioso, antes de tudo é pensar e viver para os menos favorecidos. Uma religião que não pratica as boas ações é falsa, segundo Tiago.

Essa mensagem de Tiago é apenas um reflexo daquilo que disse Jesus no evangelho inteiro e principalmente na parábola do Bom Samaritano. Qualquer demonstração religiosa que não seja vivida para o próximo, é uma demonstração que desagrada a Deus.

Em quase todos os livros proféticos, se não em todos do velho testamento, um dos pecados cometidos por Israel, era abandonar os necessitados. Várias vezes isto foi motivo de juízo de Deus sobre Israel e Judá.

Em certa ocasião, o profeta deixa claro que Deus não se agrada de atitudes religiosas, ou apenas cerimônias religiosas se isto não vier acompanhado de atitudes que demonstrem nosso amor pelos necessitados:

Os 6:6

Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

Aqui, o profeta Isaías, falando para Judá e Israel, ele pega pesado dizendo que Deus não recebia as cerimoniais do povo e o que Deus esperava deles, ao invés de cerimônias, seria cuidar os órfãos e viúvas. O profeta não alivia pra Israel e Judá, e chega a compará-los a Sodoma e Gomorra.

Is 1:1

VISÃO de Isaías, filho de Amós, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá.

Is 1:2

Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.

Is 1:3

O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

Is 1:4

Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.

Is 1:5

Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.

Is 1:6

Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.

Is 1:7

A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos.

Is 1:8

E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como uma cidade sitiada.

Is 1:9

Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra.

Is 1:10

Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra.

Is 1:11

De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.

Is 1:12

Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?

Is 1:13

Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.

Is 1:14

As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.

Is 1:15

Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Is 1:16

Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.

Is 1:17

Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

Is 1:18

Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Is 1:19

Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

Demonstração de amor a Deus se dá também através de demonstração de amor e cuidado com o próximo. Evangelho não é algo voltado pra si, mas voltado para o outro.

Jesus nos salvou e nos abençoou não apenas por nós mesmo, mas também para que possamos ajudar e cuidar dos menos favorecidos. Segundo Tiago, esta é a verdadeira religião.

Um abraço e fiquem na paz.

Iverson