sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Quando não queremos ouvir a Deus


A bíblia desde Gênesis até a Apocalipse é recheado de fatos de pessoas que ouviram a voz de Deus e de pessoas que não ouviram a voz de Deus.

O livros de Reis e Crônicas no velho testamento são um relato das histórias dos Reis que reinaram sobre Israel e Judá. Estas histórias são divididas em duas categorias. Os Reis que ouviram a voz de Deus, obedeceram e foram pessoas de sucessos e os Reis que não ouviram a voz de Deus, antes fizeram aquilo que determinava o seu coração e terminaram seus dias com fracassos e mortes terríveis.

Ao todo, reinou sobre a casa de Israel e Judá quarenta reis. Até ao terceiro Rei, Salomão, o reino era único, a partir da morte de Salomão o reino passa a ser dividido entre o Reino do Norte (Israel) e o Reino do Sul (Judá)

O reino do norte teve ao todo vinte reis. O resumo da história destes reis é: “e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor”. Devido a atitudes erradas destes reis, Israel sofreu varias guerras e terminou os seus dias como escravos após terem suas terras invadidas em 722 ac. pelo Rei Salmaneser da Assíria. Nestas invasões mulheres eram estupradas, crianças e velhos eram mortos a espada e aqueles que permaneciam vivos, ela levados para viverem como escravos. O fim de Israel foi horrível, porém foi o resultado das suas obras e práticas. Não deram ouvidos a voz de Deus, mas fizeram aquilo que dizia o seu coração.

O Reino do Sul teve ao todo também vinte reis. Houveram alguns que se destacaram por seguir a voz de Deus e por conseqüência disto tiveram sucesso, porém a grande maioria desprezou a voz de Deus assim como os reis de Israel. Nas suas histórias ficou escrito: “e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor”. Ao todo, temos onze reis que não ouviram a Deus, dois reis que não se posicionaram e cinco reis que foram fieis ao Senhor. O fim de Judá foi exatamente igual ao fim de Israel. A cidade de Jerusalém foi invadida por Nabucodonosor rei da Babilônia e tudo foi destruído, inclusive o Templo que era motivo de orgulho para o povo Judeu. Mulheres estupradas e mortas, crianças assassinadas e os que não foram mortos foram levados para viverem como escravos na Babilônia.

Os reinos de Israel e Judá colheram a ira de Deus, pois suas atitudes eram más diante de Deus. Seus ouvidos estavam fechados e não quiseram ouvir a mensagem de Deus. O Ap. Paulo no livro do Romanos, capítulo 11, versículo 24 parte “a” nos adverte a considerarmos a “bondade” e a “severidade” de Deus. Não podemos achar que nossas atitudes más ficarão impunes por toda a vida. A bíblia é categórica ao afirmar em Gálatas 6:7 “...não erreis, Deus não se deixa escarnecer, pois aquilo que o homem plantar, isto ceifará...”.

Durante todo o tempo da história de Israel e Judá, Deus levantou homens e mulheres, profetas que gritavam altos aos ouvidos dos Reis e do povo a respeito dos seus erros e de seus pecados, porém, na maioria das vezes, esses reis não deram ouvidos a voz de Deus através dos profetas, pelo contrário, em muitos casos, matavam estes profetas a fim de poderem tranquilamente continuar no erro. Jesus quando chegou em Jerusalém, quase nos momentos finais do seu ministério, sabendo do que ele passaria disse:

“...Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste - A tua casa ficará deserta...” (Mateus 23:37,38)

Deus nunca quis e não quer ver o mau das pessoas, porém a natureza santa de Deus é incompatível com uma vida de erros, onde as pessoas “se deleitam” nos seus pecados. Deus sempre envia profetas e pessoas a fim de tentarem persuadir o homem e alterar os seus caminhos, porém, os homens preferem não dar ouvidos a aquilo que é certo, e para continuar nos seus erros matam os profetas, e matam até ao Filho de Deus.

O fim daqueles que fecham os seus ouvidos a voz de Deus é triste.

Você tem ouvido a voz de Deus? Você tem ouvido os profetas que Deus tem enviado a você?

Ouvir a voz de Deus e mudar os nossos caminhos é um passo para o sucesso e para a benção. Da mesma forma, como Deus na sua palavra nos adverte da severidade com que ele trata o pecado, Deus também nos mostra o resultado abençoado que é ouvir a Deus:

“...E disse: Se ouvires atendo a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara...”

Se queremos ser curados das enfermidades, devemos ouvir atentamente a voz de Deus. Se queremos que os nossos negócios vão bem, devemos ouvir atentamente a voz de Deus. Se queremos que o nosso casamento vá bem, devemos atentamente ouvir a voz de Deus. Se queremos paz, se queremos saúde, se queremos prosperidade e se queremos felicidade, antes de tudo, devemos atentamente ouvir a Deus, os seus mandamentos e obedecer.

Lembrem-se , Deus é bondoso quando ouvimos e obedecemos, mas também é severo quando fechamos nossos ouvidos.

Curitiba, 22/02/08

Pr. Iverson.

Nenhum comentário: