quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ESBOÇO DE MENSAGEM: As 4 características dos "Mais que Vencedores"


Mensagem pregada no dia 01/12/13 na Igreja ABA Curitiba
Pr. Iverson Santos


AS QUATROS CARACTERÍSTICAS DO “MAIS QUE VENCEDOR”!

35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Introdução

Uma das constatações que faço em cima do que tenho visto nos últimos dias é que existe um enorme  estado de derrotismo que  apossou-se da vida de muitas pessoas. É muita gente derrotada do ponto de vista emocional. São pessoas que já desistiram da vida e estão vivendo por viver não tendo nenhum propósito na existência. As lutas, as derrotas, os fracassos na vida transformaram muitos em “zumbis” como os da séria “The Walking Dead”

Gente que ainda tem a vida ponto de vista biológico, mas vive como se a não tivesse, andando sem propósito, sem nenhuma esperança, sem nenhum sonho, e como diria o cantor, “com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar”.

É o “apocalipse Zumbi” instalado sobre a face da terra trazendo inclusive um paradoxo se compararmos as nossas muitas condições econômicas e materiais com as de antigamente. Quase não dá pra entender como possuímos mais condições e ainda assim, aumentam vertiginosamente o nosso número de “auto-derrotados” que caminham nas ruas.

Por outro lado, temos visto exemplo de pessoas que não desistiram mesmo tendo muitos motivos para isto.  Muitos destes passaram por momentos infelizes, mas conseguiram transformar a suas vidas e uma felicidade plena.

As “Para-Olimpíadas” 2009 mostraram um caso deste. Um rapaz  de Bragança Paulista  que nasceu sem os pés e sem os braços. Poderia ser um derrotado na vida, um miserável melancólico como muitos que vemos nas esquinas das grandes cidades, mas ele decidiu o contrário. Faz faculdade de Educação Física, aprendeu tocar bateria e foi na ocasião  o maior ganhador de medalhas nas Para-Olimpíada, além de ser um dos bateristas da sua igreja.


A forma como nos comportamos em meio as dificuldade ditarão o que seremos.

Outro exemplo é a poeta e compositora Fanny Crosby. Ela ficou cega aos seis  meses de idade! Tinha tudo, para ser “um nada”, alguém atolada na melancólia e na autocomiseração. Mas ela decidiu que teria uma vida diferente. Confiou em Deus, colocou o que tinha nas mãos de Deus, e tornou-se a maior escritora de hinos, tendo feito mais de 9.000. Estes hinos são cantados no mundo todo em várias línguas, entre eles: “Vivo Feliz, pois sou de Jesus”

Quando passamos por lutas, quando passamos por perdas, quando passamos por dificuldades, quando passamos por privações,  pelo vale da sombra da morte,  podemos desistir de tudo e dar cabo na vida como muitos fazem, ou podemos confiar em Deus e andar na direção da vitória, que está em Cristo Jesus. Podemos um morto-vivo derrotado, ou ser um vencedor,  um “Mais que Vencedor”!

Ninguém quer ser um perdedor! Ninguém quer ser um fracassado. Nós vivemos em busca da vitória! Você já viu alguém esportista entrando pra perder? Vivemos com a esperança de que seremos vitoriosos, vencedores na nossa vida. Queremos ter um casamento vitorioso, queremos criar filhos vitoriosos e vencedores, queremos que nossos negócios sejam prósperos e vitoriosos, queremos ter uma saúde, um corpo saudável e vitorioso, mas em alguns momentos, isto parece que não ser uma realidade.

Muitas situações difíceis da vida fazem com que pensemos que somos derrotados, fracassados! Chegamos muitas vezes duvidar do cuidado e do amor de Deus por nós.

O apóstolo Paulo sabia bem o que era viver dificuldades, lutas e privações, mas também sabia o que era ser vitorioso, “Mais do que Vitorioso”. Ele nos deixou alguns ensinamentos sobre isto.

Vamos ver o que Paulo nos ensina:


O “Mais que Vitorioso”  vive pela fé, e não pelo que vê;

O cristão é chamado a viver feliz a despeito da situação que está vivendo. Pode parecer loucura, mas só podemos dominar a situação, na medida em que ela não mais nos oprime na mente. Devemos viver não pelo que vemos, mas pelo que “cremos”.

Se em algum momento não vemos em nossa vida a provisão, o alimento, devemos então focar nossa fé nos banquetes celestiais que Deus tem para nós.  Se não vemos o dinheiro, a prosperidade, devemos olhar para Deus nosso pai, criador de tudo e de todos, dono do ouro e de todas as riquezas deste mundo. Quando a situação ao redor é contrária, devemos abrir nossos olhos da fé e olhar para as promessas de Deus nas suas palavras:

As circunstâncias físicas ao nosso redor  não podem ser o senhor da nossa fé. Temos que buscar enxergar além daquilo que o homem comum pode ver. As pessoas comuns não conseguem enxergar e vislumbrar o cuidado e o propósito de Deus! Mas nós, somos chamados a olhar pela fé e ver além daquilo que os homens comuns podem ver!

Abrãao, com 75 anos ouviu um chamado de Deus que ele seria pai de uma grande nação. Ele não tinha nenhum filho e sua esposa era estéril! Somente aos 100 anos é que ele vê essa promessa se cumprir na sua vida.  Mas neste tempo todo ele viveu crendo e em busca do cumprimento desta promessa! As circunstâncias físicas externas de Abraão eram totalmente contrárias à promessa recebida. Mas ele viveu olhando pela fé e não pelas circunstâncias.

Davi  foi ungido Rei quando ainda era um menino, pastor de ovelhas. Davi não tinha educação de rei, Davi não tinha idade de Rei, não tinha súditos como todo rei. Era o menor e o mais fraco dentre os seus irmãos. Sobre ele o profeta Natan diz: “eu te tirei de detrás das malhadas”  (1º Cr 17:7) Mesmo tendo todas as circunstâncias desfavoráveis Davi creu naquela promessa e passou a olhar o futuro com os olhos de Deus. Um dia, não muito tempo depois Davi sentou-se no trono de Israel e teve uma coroa colocada sobra a sua cabeça.

Somos chamados a olhar pelos olhos da fé!

Quem sabe as circunstâncias da sua vida neste exato momento são adversas. Teu casamento pode parecer um fracasso! Tua vida sentimental parece ser uma derrota um fracasso! Tua saúde está debilitada e os médicos quem sabe já não encontram mais solução pra você! Quando você olha pra seu esposo, para seus filhos você os enxerga entregues aos vícios. Quem sabe as circunstâncias reais da tua vida sejam totalmente adversas.

Mas Deus nos chama a olhar para estas circunstâncias não pelo olhos carnais, mas pelos olhos da fé. Os “Mais que Vencedores”, não se deixam ser levados apenas pelas circunstâncias físicas, mas eles olham pra elas com os olhos da fé em Cristo Jesus que nos faz mais que Vencedores.



2) O “Mais que vencedor” Sabe que  tem e terá lutas, mas sabe que elas são temporária e que Deus as usa  para o seu crescimento;


As lutas forjam o nosso crescimento. Em meio as lutas nós podemos crescer. Temos inclusive que agradecer a Deus pelas lutas e não blasfemar e murmurar.

Jesus quando acabou de ser batizado, sua primeira missão foi passar por uma luta, onde ficou privado de alimento, privado de companhia e ainda passou por forte tentação.

O Ap. Paulo dizia que se tinha que dar glórias a Deus de algo, seria das lutas que ele teve. Ele sabia que crescia em meio ás lutas. Veja o que ele diz:

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. (Rm 5:3-5)

As lutas são a escola de Deus para nosso caráter! As lutas, as dificuldades são os meios que Deus usa para nos limar, para nos aperfeiçoar, para nos deixar melhor. Assim como o ouro, somos purificados em meio ao fogo.

As lutas vem e virão nas nossas vidas, mas serão temporárias e nunca terão o poder de nos derrotar! Jesus já te fez um “Mais que Vencedor”. As dificuldades, em alguns momentos poderão te deixar assustado. Podem até te entristecer, mas não pode te derrotar.

Toda manhã, somos renovados pelo Espírito Santo de Deus, e as dificuldades de ontem, as tempestades de ontem, são extirpadas pelo sol radiante da manhã que trás um céu azul cheio de esperanças e promessas.

O Ap. Paulo fala: em 2 Corintios 4

Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;
perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; (2º Co 4:7-9)


Você não está sozinho! Deus é quem renova as tuas forças toda manhã e você sai para mais uma batalha diária, sabendo que as lutas são temporárias e sempre te farão maior e melhor!


3) O “Mais que Vencedor” não tira os olhos de Deus, mas segue firme em direção a vitória;


Certa vez um pregador disse:

“as lutas e tribulações, são aqueles monstros que aparecem em nossas vidas, quando tiramos os olhos de Deus”

Quando passamos por lutas, devemos ter no nosso coração a certeza da vitória que Cristo nos dá. Quando tiramos os olhos de Deus, corremos o risco de deixar de crer na vitória, passamos a “energizar”  o problema e dar mais força para ele. O crente não pode tirar os olhos de Deus nenhum minuto;

O crente não pode tirar os olhos do seu objetivo nenhum minuto. Na natureza isto fica demonstrado, quando os animais vão caçar. Eles focam o seu objetivo e mantém seus olhos preso no alvo!

Os grandes homens de Deus só foram grandes, por que não tiraram os olhos de Deus no meio das lutas e das tribulações. O evangelho nos  conta a passagem de quando Pedro andou no mar. Pedro viu a Jesus que vinha caminhando sobre as águas. Pedro quis ir até Jesus. O senhor o chama e então Pedro começa a andar sobre as águas! Ele caminha por um breve tempo, mas em um momento, ele tira os olhos de Jesus e passa então a olhar para a tormenta que está ao seu lado. Quando ele tira os olhos de Jesus e foca no problema, ele começa a afundar, até que o Senhor Jesus vem em seu socorro.

Pare de olhar para o problema, e passe a olhar para Jesus. Olho para o Senhor, que é de onde virá o socorro. O Salmista diz: “elevo meus olhos para o monte, de onde me virá o socorro, o meu socorro vem do Senhor” (Sl 121:1,2)

Deixa de energizar o teu problema toda manhã! Ao invés disto, olhe pra Jesus, o autor e consumador da nossa fé!


4) O mais que vencedor sabe que o amor de Deus é maior do que todas as coisas


O mais importante que devemos saber quando passamos por lutas e aflições é que Deus nos ama e é o maior interessando em nossa vida. O amor de Deus por nós é tamanho que ele nunca nos deixará desfalecer.

As vezes estamos sofrendo achando que estamos sozinhos, mas Deus está ao nosso lado, cuidado, nos cercando, deixando a gente passar pelo que tem que passar, mas nos preservando.

O Ap. Paulo diz em Romanos capítulo 8, a partir do

31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

39 nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!
O amor de Deus é tão grande, que nada pode nos separar dele. Nem a morte, nem as lutas, nem as decepções, nem as fraquezas, literalmente, nada nos separa do amor de Deus.

Deus nos amou tanto, que deu por nós o melhor que ele tinha, o seu filho Jesus. Alguém que pagou preço tão alto pela nossa vida iria nos deixar?

Muitos vivem uma carência enorme de amor, mas não imaginam o quanto Deus os ama. O mais que vencedor, passa por luta, passa por dificuldades, passa por tribulação, mas tem a consciência que ele é objeto do amor de Deus.

Conclusão:

Quero concluir a biografia de Fanny Crosbby, alguém que teve as característica de um Mais que Vencedor:

Frances Jane Crosby (Southeast, Condado de Putnam, 24 de março de 1820 —Bridgeport, 12 de fevereiro de 1915) também conhecida como Fanny Crosby, foi uma compositora lírica conhecida por tornar-se a mais prolífica autora de hinos sacros conhecida, a despeito de ter sido cega desde criança.
Quando tinha apenas seis semanas de vida ficou cega por causa de um erro médico. Esta deficiência lhe acompanhou o resto de sua vida, mesmo assim, Fanny não se deixava abalar pelo problema. Sua convicção cristã não lhe permitia a melancolia. Esta certeza está nas letras dos seus hinos. Ela também já desde sua infância dizia que tinha um pedido para o seu Criador. Ao entrar no céu, o primeiro rosto que ela gostaria de ver, era o do seu Salvador.
A perspectiva mais acertada para uma pessoa assim, seria o fracasso. Mas não para aquela menina, que se tornaria a mulher mais famosa da hinódia norte-americana. Chegou a ser muito conhecida por cinco presidentes dos Estados Unidos. Aos oito anos demonstrava seu futuro brilhante, quando já escrevia poemas.
Fanny foi evangelizada por sua avó, que passava horas lendo a Bíblia para a menina, que demonstrava ter uma memória extraordinária: decorou diversos trechos do Livro de Rute e dos Salmos. Aos 15 anos, ela entrou para o Instituto de Cegos de Nova Iorque, para onde voltaria anos depois para ensinar Inglês e História. Como aluna e professora, Fanny passou 35 anos na mesma escola.
Em 1844, escreveu seu primeiro livro de poemas - "A Menina Cega e Outros Poemas". Uma de suas primeiras participações como compositora aconteceu em um dos cultos de Dwight L. Moody, um dos maiores pregadores da história do Evangelho, que realizava uma conferência na cidade de Northfielf, no estado de Massachussetts. Impressionado com o talento de Fanny, Moody pediu que ela contasse o testemunho pessoal de sua  e de seu relacionamento com Deus. Assustada, Fanny a princípio relutou, mas depois leu a letra de um hino que acabara de escrever: "Eu o chamo de meu poema da alma. Às vezes, quando eu estou preocupada, eu repito isto para mim mesma, e essas palavras trazem conforto ao meu coração, disse ela, antes de recitá-lo."
O hino, é verdade, não é citado em sua biografia, mas isso, de fato, pouco importa, já que poderia ser qualquer um daquelas centenas de cânticos que embalaram o avivamento americano no século XIX, período que ficou conhecido como O Grande Despertamento. Naquela ocasião, os momentos de apelo à conversão eram freqüentemente inspirados por palavras como as do hino Mais perto da Tua Cruz, composto por Fanny Crosby, em 1868.

Em 1858, Fanny casou-se com o professor de música e cantor de concerto Alexander Van Alstyne. Nessa época, ela havia deixado o ensino para acompanhá-lo tocando piano e harpa em apresentações públicas. Compôs diversas canções populares nesse período. Na mesma ocasião, a vida trouxe-lhe uma das maiores aflições que uma pessoa pode enfrentar: a perda de um filho. A criança, seu único filho, morrera ainda pequena.

Fanny Crosby, que ministrou e continua a ministrar ao mundo todo com suas mensagens que "tocam o coração", poucos dias antes da sua morte, numa visita de obreiros, disse estas palavras muito significativas:
Cquote1.svg
Creio que a maior bênção que o Criador me proporcionou foi quando permitiu que a minha visão externa fosse fechada. Consagrou-me para a obra para a qual me fez. Nunca conheci o que é enxergar, e por isso não posso compreender a minha perda. Mas tive sonhos maravilhosos. Tenho visto os mais lindos olhos, os mais belos rostos e as paisagens mais singulares. A perda da minha visão não foi perda nenhuma para mim.
Cquote2.svg
Fanny morreu em Bridgeport, estado de Connecticut em 12 de fevereiro de 1915, aos 94 anos.
Retirado da Wikipédia


As vezes, que não enxerga com os olhos físicos, enxerga muito mais com os olhos espirituais. Para alguns, quando as dificuldades lhes tiram os “sentidos e as condições físicas, só lhes resta, “os sentidos espirituais” e “a confiança em Deus”!

Ser mais do que vencedor implica em ter Jesus na vida e confiar Nele. Quando temos Jesus na nossa vida, podemos ser Mais que Vencedores. Que ser mais que vencedor? Em resumo, deixo quatro conselhos:

a)Viva pela Fé;

b)Saiba que as lutas são para o teu crescimento;

c)Não tire os olhos de Deus;

d)E saiba que o amor de Deus por você é maior do que qualquer luta e dificuldade, e é a única garantia de nossa vitória;


Curitiba, 01/12/13
Iverson Santos

Nenhum comentário: