segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Eu vi Deus face a face

A bíblia conta a história de um homem chamado Jacó. Ele juntamente com seu pai e avô foram pilares da fé judaico-cristã. Deus em diversas oportunidade identifica-se como o “Deus de Abraão, Isaac e Jacó e o autor do livro aos Hebreus os denomina como “Heróis da Fé”.

Os que desconhecem a história como um todo, talvez os enxerguem como imbatíveis, mas não é isto que a bíblia demonstra. Houve momentos na vida destes heróis que eles precisaram de um recomeço. Em especial, vamos falar da história de Jacó.

Jacó era fruto de um milagre. Sua avó era estéril, sua mãe era estéril. Para que ele pudesse vir à vida, sua avó Sara foi submetida a um milagre e deu a luz a seu pai Isaac. O milagre de Deus teve que alcançar também a Rebeca, mãe de Jacó, pois assim como a sua a avó, ela não podia gerar filhos.

Rebeca engravida de gêmeos. Esaú nasce primeiro e Jacó nasce agarrado ao calcanhar de seu irmão. Devido a isto, seus pais lhe dão o nome de Jacó que significa “oportunista”. O fato de ser o segundo filho faria com que Jacó fosse apenas um coadjuvante na história desta família, porém Deus tinha outros planos.

O tempo passa e a história nos mostra várias situações que aconteceram na vida desta família. O irmão mais velho Esaú, não era muito ligado em tradições e nos conselhos paternos.

Vende a sua primogenitura para Jacó em troca de um prato de lentilhas. Em outra ocasião, casa-se com mulheres de Canaã o que deixou seu pai e sua mãe muito triste. A mãe, Rebeca, quando fica sabendo que o pai Isaac vai abençoar a Esaú, traça uma estratégia a fim de enganar o marido e fazer com que a benção seja sobre Jacó. O filho e a mãe enganam a Isaac que é cego e ele abençoa a Jacó (o segundo filho) em vez de Esaú (o primogênito). Jacó inicia a sua vida independente e adulta tendo que fugir, pois seu irmão resolveu mata-lo por vingança.


Erros e mais erros tiveram conseqüências e Jacó tem então que fugir para Harã e viver na casa de seu Tio Labão, onde por vinte e um anos ele serve como empregado. Apesar de tudo, havia uma promessa de Deus para Jacó e ele é abençoado naquele lugar. Ele se casa com Lea e depois com Raquel, adquire muitos bens e servos e torna-se próspero.





Deus havia feito promessas maravilhosas para Jacó. Deus falara a Abraão seu avô, que da sua descendência viria um povo enorme e que seriam tremendamente abençoados. Deus confirmou essas promessas a Jacó, quando o mesmo teve um sonho e viu deus no cume de uma escada que subia aos céus. Porém, apesar de ter uma família, possuir inúmeros bens, Jacó ainda não era completo e não gozava da plenitude que Deus pode oferecer. Ele precisa voltar a sua terra, ele precisa consertar os erros do passado. Deus manda então ele sair de Harã e voltar à terra dos seus pais.











No caminho, Jacó tem um encontro com Deus . Um anjo aparece para ele e Jacó se agarra ao anjo e entram literalmente em uma luta corporal. Jacó diz que não iria soltar ao anjo, enquanto este não o abençoasse. O anjo dá um pequeno golpe na perna de Jacó, o que coloca ao chão, porém, o abençoa. Depois disto e ele diz: “...eu vi Deus face a face e a minha alma foi salva...”.






Depois deste encontro com Deus, ele atravessa o Rio e se encontra com seu irmão. Ele que estava temeroso por esse encontro tem uma enorme surpresa, pois seu irmão o recebe com um abraço. Os dois choram e se perdoam.

Agora Jacó começa a gozar da plenitude das bênçãos de Deus. Tem uma família, tem bens materiais, conserta os problemas do passado e principalmente, tem a “alma salva”.

Deus quer a plenitude de suas bênçãos para as nossas vidas e para que isto aconteça precisamos de um encontro verdadeiro com Deus .






Jacó chamou aquele lugar de Peniel, pois dizia “eu vi Deus face a face”. Ver Deus, encontrar-se com Deus produz mudanças gigantescas na vida das pessoas. Jacó pôde sentir-se salvo e principalmente, ganhou forças para seguir a frente e enfrentar seus problemas. Deus neste encontro muda o nome de Jacó (oportunista) para Israel (vencedor). Deus faz de Jacó um vencedor, assim como ele pode fazer com nossas vidas. Ele pode mudar e reescrever a nossa história. De meros coadjuvantes Deus pode nos transformar nos “atores principais” e nosso nome pode passar para história. Para isto, precisamos de um encontro com ele.

Que Deus possa nos abençoar e que dia o de hoje possa ser chamado de “Peniel” o dia em que “vimos a Deus face a face”.

A historia completa de Jacó pode ser encontrada na Bíblia no livro de Gênesis a partir do capítulo vinte e cinco. Tenham uma boa leitura.

Iverson

Um comentário:

Intelecto disse...

Como faço para ver a Deus face a face?

carlsonrtipoll2009@hotmail.com

Obrigado e Amém.

Carlson. (O Amigo de Deus).

07/08/2010.